O QUE É?
O AUXÍLIO CARIOCA É UMA TRANSFERÊNCIA DE RENDA QUE SERÁ PAGA PELA PREFEITURA DO RIO PARA DAR SUPORTE ÀS FAMÍLIAS MAIS VULNERÁVEIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NESTE MOMENTO DE PANDEMIA E RESTRIÇÕES.
O AUXÍLIO CARIOCA É DESTINADO ÀS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, A FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E POBREZA EXTREMA E AOS COMERCIANTES AMBULANTES.
O AUXÍLIO CARIOCA É DESTINADO ÀS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, A FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E POBREZA EXTREMA E AOS COMERCIANTES AMBULANTES.
QUAL O VALOR DO AUXÍLIO E QUEM PODE RECEBÊ-LO?
1) FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA OU EXTREMA POBREZA RECEBERÃO UMA PARCELA DE R$ 200.
O PAGAMENTO PARA ESSE GRUPO SERÁ REALIZADO ATÉ O DIA 31 DE MARÇO, E ESTE VALOR FICARÁ DISPONÍVEL POR ATÉ TRÊS MESES. PARA RECEBER O AUXÍLIO, A FAMÍLIA DEVE CUMPRIR COM TODOS ESTES REQUISITOS:
2) FAMÍLIAS CADASTRADAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA RECEBERÃO, EM MÉDIA, R$ 240. O PAGAMENTO SERÁ CREDITADO AINDA NESTA SEMANA.
3) ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBERÃO R$ 108,50, POR MEIO DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO. O VALOR SERÁ PAGO PARA CADA CRIANÇA DA FAMÍLIA QUE ESTIVER CADASTRADA EM DUAS PARCELAS: A PRIMEIRA METADE (R$ 54,25) NO DIA 27/03, E A OUTRA ATÉ O DIA 2 DE ABRIL.
4) VENDEDORES AMBULANTES LEGALIZADOS, QUE TENHAM FEITO PROVA DE VIDA EM 2019 E ESTEJAM COM TAXAS PAGAS ATÉ 2019 OU SEJAM ISENTOS RECEBERÃO UMA PARCELA DE R$ 500.
O PAGAMENTO PARA ESSE GRUPO SERÁ REALIZADO ATÉ O DIA 31 DE MARÇO, E ESTE VALOR FICARÁ DISPONÍVEL POR ATÉ TRÊS MESES. PARA RECEBER O AUXÍLIO, A FAMÍLIA DEVE CUMPRIR COM TODOS ESTES REQUISITOS:
- FAMÍLIAS COM O CADASTRO INCLUÍDO/ATUALIZADO NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO NOS ÚLTIMOS 24 MESES;
- FAMÍLIAS QUE FIZERAM A INCLUSÃO/ATUALIZAÇÃO CADASTRAL NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS COM PERFIL DE EXTREMA POBREZA E POBREZA (RENDA PER CAPITA DE ATÉ R$178,00) NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS CUJO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR ESTEJA REGISTRADO NO CADASTRO ÚNICO;
- FAMÍLIAS QUE NÃO ESTAVAM NA FOLHA DE PAGAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM MARÇO DE 2021.
2) FAMÍLIAS CADASTRADAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA RECEBERÃO, EM MÉDIA, R$ 240. O PAGAMENTO SERÁ CREDITADO AINDA NESTA SEMANA.
3) ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBERÃO R$ 108,50, POR MEIO DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO. O VALOR SERÁ PAGO PARA CADA CRIANÇA DA FAMÍLIA QUE ESTIVER CADASTRADA EM DUAS PARCELAS: A PRIMEIRA METADE (R$ 54,25) NO DIA 27/03, E A OUTRA ATÉ O DIA 2 DE ABRIL.
4) VENDEDORES AMBULANTES LEGALIZADOS, QUE TENHAM FEITO PROVA DE VIDA EM 2019 E ESTEJAM COM TAXAS PAGAS ATÉ 2019 OU SEJAM ISENTOS RECEBERÃO UMA PARCELA DE R$ 500.
COMO SABER SE EU POSSO RECEBER O AUXÍLIO?
PARA SABER SE VOCÊ PODERÁ RECEBER O BENEFÍCIO, A PESSOA DEVE:
TAMBÉM PODERÁ LIGAR PARA O NÚMERO 1746. CELULARES CADASTRADOS PREVIAMENTE NO SERVIÇO 1746 RECEBERÃO AVISOS POR SMS.
FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA OU EXTREMA POBREZA TAMBÉM PODEM FAZER A CONSULTA COMPARECENDO A UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) OU CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS).
- ACESSAR O SITE CARIOCA DIGITAL
- INFORMAR SEU CPF
- CONFIRMAR O CAPTCHA
- CLICAR EM "CONTINUAR".
TAMBÉM PODERÁ LIGAR PARA O NÚMERO 1746. CELULARES CADASTRADOS PREVIAMENTE NO SERVIÇO 1746 RECEBERÃO AVISOS POR SMS.
FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA OU EXTREMA POBREZA TAMBÉM PODEM FAZER A CONSULTA COMPARECENDO A UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) OU CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS).
COMO RECEBER O AUXÍLIO?
- BAIXE O APLICATIVO DO BANCO SANTANDER - ANDROID OU IOS;
- CADASTRE SEU NOME, CPF, NOME DA MÃE E ENDEREÇO RESIDENCIAL;
O PAGAMENTO DA PREFEITURA OCORRERÁ AINDA EM MARÇO;
O VALOR FICARÁ DISPONÍVEL POR ATÉ TRÊS MESES (SE OCORRER SAQUE, PODERÁ HAVER COBRANÇA DE TARIFA).
PERGUNTAS FREQUENTES - AUXÍLIO CARIOCA PARA FAMÍLIAS
1. A FAMÍLIA ATENDE PARTE DOS CRITÉRIOS, ELA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO, É NECESSÁRIO QUE A FAMÍLIA ATENDA A TODOS OS CRITÉRIOS.
2. QUAL A FONTE DE INFORMAÇÃO DO AUXÍLIO CARIOCA?
TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM EXTRAÍDAS DA BASE DO CADASTRO ÚNICO, CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ A DATA DE 12/02/2021.
3. QUANTAS PESSOAS POR FAMÍLIA PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
CADA FAMÍLIA RECEBERÁ APENAS UMA PARCELA DE R$200,00, INDEPENDENTE DO NÚMERO DE PESSOAS NA SUA COMPOSIÇÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE NO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR INDICADO NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ 12/02/2021.
4. COMO É POSSÍVEL SABER SE A PESSOA TEM DIREITO AO AUXÍLIO CARIOCA?
- CONSULTE PELO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR NO SITE CARIOCA DIGITAL;
- ENTRE EM CONTATO POR TELEFONE COM A CENTRAL 1746 QUE FARÁ A CONSULTA PELO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR OU
- COMPAREÇA EM UM DOS CRAS OU CREAS.
5. MESMO SABENDO POR OUTROS CANAIS QUE RECEBERÁ O BENEFÍCIO, TODO O BENEFICIÁRIO DO
AUXÍLIO CARIOCA PRECISA CONSULTAR O SITE CARIOCA DIGITAL?
SIM, PARA CONFIRMAR SE O TELEFONE E EMAIL QUE ESTÃO NO CADASTRO ÚNICO ENCONTRAM-SE ATUALIZADOS E ACESSÍVEIS, E COM ISSO GARANTIR A DISPONIBILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO.
6. A PARTIR DE QUANDO É POSSÍVEL CONSULTAR O CPF NO CARIOCA DIGITAL?
A PARTIR DE 26 DE MARÇO DE 2021. SE SIM, A PESSOA SERÁ AVISADA PARA RETORNAR AO SITE A PARTIR DO DIA 29 DE MARÇO DE 2021 PARA PREENCHER SEU CADASTRO.
7. A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS ESTARÁ DISPONÍVEL NO CARIOCA DIGITAL A PARTIR DE QUANDO?
A PARTIR DE 29 DE MARÇO DE 2021. NESTA ATUALIZAÇÃO, ELE/ELA DEVERÁ INFORMAR OBRIGATORIAMENTE
NOME COMPLETO, CPF, DATA DE NASCIMENTO, NOME DA MÃE, EMAIL E TELEFONE CELULAR.
8. A PESSOA VERIFICOU QUE SEU CPF NÃO CONSTA PARA RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA. HÁ ALGUMA FORMA PARA ELA SER INCLUÍDA NESTA LISTA?
NÃO, O AUXÍLIO CARIOCA SÓ SERÁ CONCEDIDO PARA AQUELES CUJOS REQUISITOS FORAM ATENDIDOS.
9. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O BANCO POSSA GERAR UMA CONTA ONDE O BENEFÍCIO SERÁ DEPOSITADO?
O RESPONSÁVEL FAMILIAR PRECISA TER:
- CPF ATIVO;
- A INFORMAÇÃO DO NOME DE MÃE (AINDA QUE SEJA “NÃO DECLARADO”) E DATA DE NASCIMENTO PRECISAM ESTAR IDÊNTICAS ÀS CADASTRADAS NA RECEITA FEDERAL;
- UM NÚMERO DE TELEFONE CELULAR ATIVO POR FAMÍLIA;
- UM ENDEREÇO DE EMAIL ATIVO E ACESSÍVEL (SERÁ NECESSÁRIO QUE A PESSOA ACESSE UM EMAIL PARA PODER RECEBER)
10. QUANDO O VALOR ESTARÁ DISPONÍVEL NA CONTA?
A PREVISÃO É DE QUE AS PESSOAS QUE INFORMARAM SEUS DADOS CORRETAMENTE NO CARIOCA DIGITAL PODERÃO ACESSAR O VALOR DIA 31 DE MARÇO DE 2021.
11. É OBRIGATÓRIA A INFORMAÇÃO DE UM CELULAR PARA O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO?
SIM. O NÚMERO DO CELULAR É OBRIGATÓRIO.
12. SE A PESSOA NÃO TIVER UM CELULAR, ELA PODERÁ INFORMAR O NÚMERO DE OUTRA PESSOA?
PREFERENCIALMENTE, É MELHOR INFORMAR UM NÚMERO DE CELULAR UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR ELA, PORQUE SERÃO ENVIADOS PARA ESTE NÚMERO INFORMAÇÕES SIGILOSAS PARA ACESSO AO BENEFÍCIO.
13. É OBRIGATÓRIA A INFORMAÇÃO DE UM E-MAIL PARA O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO?
SIM.
14. SE A PESSOA NÃO TIVER UM EMAIL, PODE INFORMAR O DE OUTRA PESSOA?
PREFERENCIALMENTE, A PESSOA DEVE INFORMAR UM EMAIL UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR ELA, PORQUE INFORMAÇÕES SIGILOSAS SERÃO ENVIADAS PARA ESTE ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA SE TER ACESSO AO BENEFÍCIO A PESSOA PODERÁ CRIAR UM EMAIL NOVO PARA INFORMAR.
15. SE O USUÁRIO NÃO POSSUI UM CELULAR E/OU EMAIL, QUAL É A SOLUÇÃO?
NÃO SERÁ POSSIVEL O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO SEM A INFORMAÇÃO DE UM CELULAR.
16. A PESSOA CONSULTOU O CARIOCA DIGITAL, JÁ ATUALIZOU OU NÃO PRECISA ATUALIZAR NENHUM
DADO. O QUE É PRECISO FAZER AGORA?
ELA PODE BAIXAR EM SEU CELULAR (O MESMO QUE ESTÁ INFORMADO NO CADASTRO ÚNICO) O
APLICATIVO “SUPERDIGITAL”, SEGUINDO O PASSO-A-PASSO DO APLICATIVO PARA ACOMPANHAR A
LIBERAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
17. AO BAIXAR O APLICATIVO, A PESSOA DEVE ABRIR UMA CONTA?
NÃO. A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO JÁ FEZ A CRIAÇÃO DA CONTA A PARTIR DAS INFORMAÇÕES DO CADASTRO ÚNICO. A PESSOA PRECISA APENAS ACESSÁ-LA SEGUINDO O PASSO-A-PASSO DO APLICATIVO E ACOMPANHAR A LIBERAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
18. TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO CARIOCA RECEBERÃO O VALOR NO MESMO DIA?
A DATA DA LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO DEPENDERÁ DA CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA PESSOA EM SUA ENTREVISTA DO CADASTRO ÚNICO.
19. COMO A PESSOA PODE UTILIZAR O VALOR DO AUXÍLIO CARIOCA?
POR MOVIMENTAÇÕES VIRTUAIS (EX: COMPRAS DIGITAIS, TRANSFERÊNCIAS ENTRE CONTAS...)
20. O QUE A FAMÍLIA PODE COMPRAR COM SEU AUXÍLIO CARIOCA?
O AUXÍLIO CARIOCA É UMA TRANSFERÊNCIA DIRETA DE RENDA PARA A FAMÍLIA UTILIZAR NESTE PERÍODO RESTRITIVO PARA O SEU PRÓPRIO BEM ESTAR.
21. A PESSOA PODERÁ SACAR O SEU AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. O BENEFÍCIO SOMENTE PODERÁ SER UTILIZADO EM MOVIMENTAÇÕES VIRTUAIS.
22. QUANTO TEMPO A PESSOA TEM PARA UTILIZAR SEU AUXÍLIO CARIOCA?
O AUXÍLIO TEM VALIDADE DE 90 DIAS. CASO NÃO MOVIMENTE O VALOR NESTE PERÍODO, O DINHEIRO PODERÁ RETORNAR PARA OS COFRES PÚBLICOS, DEPENDENDO DA RESPOSTA DO BANCO.
23. A PESSOA DEVE PROCURAR O BANCO SANTANDER PARA ABRIR UMA CONTA PARA RECEBER O BENEFÍCIO?
NÃO. A PREFEITURA IRÁ ABRIR UMA CONTA DIGITAL PARA O DEPÓSITO DO BENEFÍCIO.
24. A PESSOA INFORMA SER MEI, BENEFICIÁRIA DO BPC, TER VÍNCULO FORMAL DE EMPREGO,
AUXÍLIOS DO INSS, OU BENEFÍCIOS SIMILARES (EXCETO BOLSA FAMÍLIA E CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA).
ELA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
CASO ELA ATENDA AOS CRITÉRIOS ABAIXO, NÃO HÁ IMPEDIMENTO PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO:
- FAMÍLIAS COM O CADASTRO INCLUÍDO / ATUALIZADO NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO NOS
ÚLTIMOS 24 MESES;
- FAMÍLIAS QUE FIZERAM A INCLUSÃO/ATUALIZAÇÃO CADASTRAL NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO
ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS COM PERFIL DE EXTREMA POBREZA E POBREZA (RENDA PER CAPITA DE ATÉ R$178,00)
NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS CUJO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR ESTEJA REGISTRADO NO CADASTRO ÚNICO;
- FAMÍLIAS QUE NÃO ESTAVAM NA FOLHA DE PAGAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM
MARÇO/2021.
25. É POSSÍVEL RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA E O DE AMBULANTES JUNTOS?
CASO A PESSOA ATENDA AOS CRITÉRIOS LISTADOS ANTERIORMENTE, NÃO HÁ IMPEDIMENTO PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO CARIOCA.
26. O (A) RESPONSÁVEL FAMILIAR FALECEU OU NÃO É MAIS AQUELE QUE CONSTA NO CADASTRO ÚNICO,
PORÉM NÃO FOI FEITA ESSA ALTERAÇÃO NO SISTEMA. OUTRA PESSOA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO
CARIOCA?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE NO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR QUE ESTÁ NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
27. A PESSOA FEZ UM CADASTRO NOVO APÓS O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021, MAS ESTÁ NO PERFIL PARA RECEBER O
AUXÍLIO CARIOCA. TEM COMO RECEBER?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE PARA FAMÍLIAS QUE ATENDAM AOS REQUISITOS JÁ LISTADOS.
28. A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA FAMÍLIA NÃO É MAIS AQUELA INFORMADA NO CADASTRO ÚNICO, MAS
NÃO FOI FEITA ESSA ALTERAÇÃO NO SISTEMA ANTES DO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021. É POSSÍVEL FAZER A
ATUALIZAÇÃO AGORA? TEM, AINDA, COMO RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PODE SER FEITA A QUALQUER MOMENTO, PORÉM, PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO CARIOCA SÓ FORAM CONSIDERADAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
29. O RESPONSÁVEL FAMILIAR ESTÁ COM AGENDAMENTO MARCADO PARA ATUALIZAR SEU CADASTRO,
MAS EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021, SEU CADASTRO ESTAVA DESATUALIZADO (POR MAIS DE 24 MESES), E/OU O
RESPONSÁVEL FAMILIAR NÃO É MAIS AQUELE E/OU SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA MUDOU E HOJE
ELE SE ENQUADRA PARA RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA. TEM COMO RECEBER?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO CONSIDERANDO EXCLUSIVAMENTE AS INFORMAÇÕES QUE ESTAVAM NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
30. A PESSOA COMEÇOU A RECEBER O BOLSA FAMÍLIA EM MARÇO DE 2021. TEM DIREITO AO AUXÍLIO
CARIOCA?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO CONSIDERANDO EXCLUSIVAMENTE AS
INFORMAÇÕES QUE ESTAVAM NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
E SE A FAMÍLIA NÃO ERA BENEFICIÁRIA DO PBF EM MARÇO DE 2021.
31. EM MARÇO DE 2021, O BENEFÍCIO PBF DA PESSOA ESTAVA BLOQUEADO. ELE PODERÁ RECEBER O
AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. MESMO COM O BENEFÍCIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO, A FAMÍLIA CONTINUA FAZENDO PARTE DO PROGRAMA. NESTE CASO, A PESSOA DEVE PROCURAR O CRAS/CREAS DE REFERÊNCIA PARA AVALIAR A SITUAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
32. AS FAMÍLIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA QUE ESTAVAM COM SEU BENEFÍCIO EM MARÇO DE 2021
LIBERADO, BLOQUEADO OU SUSPENSO, RECEBERÃO O AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. AS FAMÍLIAS EM QUALQUER UMA DAS SITUAÇÕES DESCRITAS SÃO FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, E, PORTANTO, NÃO PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA.
33. AS FAMÍLIAS QUE JÁ FORAM BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, MAS ESTAVAM COM O
BENEFÍCIO CANCELADO EM MARÇO DE 2021 PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
SIM. DESDE QUE ATENDAM OS REQUISITOS JÁ LISTADOS.
34. A FAMÍLIA JÁ FOI CADASTRADA NO CADASTRO ÚNICO, MAS ENCONTRAVA-SE COM CADASTRO
EXCLUÍDO EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021. ELA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. É NECESSÁRIO QUE EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021 A FAMÍLIA ESTEJA COM O STATUS DE CADASTRADA NO CADASTRO ÚNICO, ALÉM DE TER QUE ATENDER AOS REQUISITOS JÁ CITADOS.
NÃO, É NECESSÁRIO QUE A FAMÍLIA ATENDA A TODOS OS CRITÉRIOS.
2. QUAL A FONTE DE INFORMAÇÃO DO AUXÍLIO CARIOCA?
TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM EXTRAÍDAS DA BASE DO CADASTRO ÚNICO, CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ A DATA DE 12/02/2021.
3. QUANTAS PESSOAS POR FAMÍLIA PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
CADA FAMÍLIA RECEBERÁ APENAS UMA PARCELA DE R$200,00, INDEPENDENTE DO NÚMERO DE PESSOAS NA SUA COMPOSIÇÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE NO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR INDICADO NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ 12/02/2021.
4. COMO É POSSÍVEL SABER SE A PESSOA TEM DIREITO AO AUXÍLIO CARIOCA?
- CONSULTE PELO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR NO SITE CARIOCA DIGITAL;
- ENTRE EM CONTATO POR TELEFONE COM A CENTRAL 1746 QUE FARÁ A CONSULTA PELO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR OU
- COMPAREÇA EM UM DOS CRAS OU CREAS.
5. MESMO SABENDO POR OUTROS CANAIS QUE RECEBERÁ O BENEFÍCIO, TODO O BENEFICIÁRIO DO
AUXÍLIO CARIOCA PRECISA CONSULTAR O SITE CARIOCA DIGITAL?
SIM, PARA CONFIRMAR SE O TELEFONE E EMAIL QUE ESTÃO NO CADASTRO ÚNICO ENCONTRAM-SE ATUALIZADOS E ACESSÍVEIS, E COM ISSO GARANTIR A DISPONIBILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO.
6. A PARTIR DE QUANDO É POSSÍVEL CONSULTAR O CPF NO CARIOCA DIGITAL?
A PARTIR DE 26 DE MARÇO DE 2021. SE SIM, A PESSOA SERÁ AVISADA PARA RETORNAR AO SITE A PARTIR DO DIA 29 DE MARÇO DE 2021 PARA PREENCHER SEU CADASTRO.
7. A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS ESTARÁ DISPONÍVEL NO CARIOCA DIGITAL A PARTIR DE QUANDO?
A PARTIR DE 29 DE MARÇO DE 2021. NESTA ATUALIZAÇÃO, ELE/ELA DEVERÁ INFORMAR OBRIGATORIAMENTE
NOME COMPLETO, CPF, DATA DE NASCIMENTO, NOME DA MÃE, EMAIL E TELEFONE CELULAR.
8. A PESSOA VERIFICOU QUE SEU CPF NÃO CONSTA PARA RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA. HÁ ALGUMA FORMA PARA ELA SER INCLUÍDA NESTA LISTA?
NÃO, O AUXÍLIO CARIOCA SÓ SERÁ CONCEDIDO PARA AQUELES CUJOS REQUISITOS FORAM ATENDIDOS.
9. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O BANCO POSSA GERAR UMA CONTA ONDE O BENEFÍCIO SERÁ DEPOSITADO?
O RESPONSÁVEL FAMILIAR PRECISA TER:
- CPF ATIVO;
- A INFORMAÇÃO DO NOME DE MÃE (AINDA QUE SEJA “NÃO DECLARADO”) E DATA DE NASCIMENTO PRECISAM ESTAR IDÊNTICAS ÀS CADASTRADAS NA RECEITA FEDERAL;
- UM NÚMERO DE TELEFONE CELULAR ATIVO POR FAMÍLIA;
- UM ENDEREÇO DE EMAIL ATIVO E ACESSÍVEL (SERÁ NECESSÁRIO QUE A PESSOA ACESSE UM EMAIL PARA PODER RECEBER)
10. QUANDO O VALOR ESTARÁ DISPONÍVEL NA CONTA?
A PREVISÃO É DE QUE AS PESSOAS QUE INFORMARAM SEUS DADOS CORRETAMENTE NO CARIOCA DIGITAL PODERÃO ACESSAR O VALOR DIA 31 DE MARÇO DE 2021.
11. É OBRIGATÓRIA A INFORMAÇÃO DE UM CELULAR PARA O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO?
SIM. O NÚMERO DO CELULAR É OBRIGATÓRIO.
12. SE A PESSOA NÃO TIVER UM CELULAR, ELA PODERÁ INFORMAR O NÚMERO DE OUTRA PESSOA?
PREFERENCIALMENTE, É MELHOR INFORMAR UM NÚMERO DE CELULAR UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR ELA, PORQUE SERÃO ENVIADOS PARA ESTE NÚMERO INFORMAÇÕES SIGILOSAS PARA ACESSO AO BENEFÍCIO.
13. É OBRIGATÓRIA A INFORMAÇÃO DE UM E-MAIL PARA O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO?
SIM.
14. SE A PESSOA NÃO TIVER UM EMAIL, PODE INFORMAR O DE OUTRA PESSOA?
PREFERENCIALMENTE, A PESSOA DEVE INFORMAR UM EMAIL UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR ELA, PORQUE INFORMAÇÕES SIGILOSAS SERÃO ENVIADAS PARA ESTE ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA SE TER ACESSO AO BENEFÍCIO A PESSOA PODERÁ CRIAR UM EMAIL NOVO PARA INFORMAR.
15. SE O USUÁRIO NÃO POSSUI UM CELULAR E/OU EMAIL, QUAL É A SOLUÇÃO?
NÃO SERÁ POSSIVEL O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO SEM A INFORMAÇÃO DE UM CELULAR.
16. A PESSOA CONSULTOU O CARIOCA DIGITAL, JÁ ATUALIZOU OU NÃO PRECISA ATUALIZAR NENHUM
DADO. O QUE É PRECISO FAZER AGORA?
ELA PODE BAIXAR EM SEU CELULAR (O MESMO QUE ESTÁ INFORMADO NO CADASTRO ÚNICO) O
APLICATIVO “SUPERDIGITAL”, SEGUINDO O PASSO-A-PASSO DO APLICATIVO PARA ACOMPANHAR A
LIBERAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
17. AO BAIXAR O APLICATIVO, A PESSOA DEVE ABRIR UMA CONTA?
NÃO. A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO JÁ FEZ A CRIAÇÃO DA CONTA A PARTIR DAS INFORMAÇÕES DO CADASTRO ÚNICO. A PESSOA PRECISA APENAS ACESSÁ-LA SEGUINDO O PASSO-A-PASSO DO APLICATIVO E ACOMPANHAR A LIBERAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
18. TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO CARIOCA RECEBERÃO O VALOR NO MESMO DIA?
A DATA DA LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO DEPENDERÁ DA CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA PESSOA EM SUA ENTREVISTA DO CADASTRO ÚNICO.
19. COMO A PESSOA PODE UTILIZAR O VALOR DO AUXÍLIO CARIOCA?
POR MOVIMENTAÇÕES VIRTUAIS (EX: COMPRAS DIGITAIS, TRANSFERÊNCIAS ENTRE CONTAS...)
20. O QUE A FAMÍLIA PODE COMPRAR COM SEU AUXÍLIO CARIOCA?
O AUXÍLIO CARIOCA É UMA TRANSFERÊNCIA DIRETA DE RENDA PARA A FAMÍLIA UTILIZAR NESTE PERÍODO RESTRITIVO PARA O SEU PRÓPRIO BEM ESTAR.
21. A PESSOA PODERÁ SACAR O SEU AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. O BENEFÍCIO SOMENTE PODERÁ SER UTILIZADO EM MOVIMENTAÇÕES VIRTUAIS.
22. QUANTO TEMPO A PESSOA TEM PARA UTILIZAR SEU AUXÍLIO CARIOCA?
O AUXÍLIO TEM VALIDADE DE 90 DIAS. CASO NÃO MOVIMENTE O VALOR NESTE PERÍODO, O DINHEIRO PODERÁ RETORNAR PARA OS COFRES PÚBLICOS, DEPENDENDO DA RESPOSTA DO BANCO.
23. A PESSOA DEVE PROCURAR O BANCO SANTANDER PARA ABRIR UMA CONTA PARA RECEBER O BENEFÍCIO?
NÃO. A PREFEITURA IRÁ ABRIR UMA CONTA DIGITAL PARA O DEPÓSITO DO BENEFÍCIO.
24. A PESSOA INFORMA SER MEI, BENEFICIÁRIA DO BPC, TER VÍNCULO FORMAL DE EMPREGO,
AUXÍLIOS DO INSS, OU BENEFÍCIOS SIMILARES (EXCETO BOLSA FAMÍLIA E CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA).
ELA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
CASO ELA ATENDA AOS CRITÉRIOS ABAIXO, NÃO HÁ IMPEDIMENTO PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO:
- FAMÍLIAS COM O CADASTRO INCLUÍDO / ATUALIZADO NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO NOS
ÚLTIMOS 24 MESES;
- FAMÍLIAS QUE FIZERAM A INCLUSÃO/ATUALIZAÇÃO CADASTRAL NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO
ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS COM PERFIL DE EXTREMA POBREZA E POBREZA (RENDA PER CAPITA DE ATÉ R$178,00)
NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021;
- FAMÍLIAS CUJO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR ESTEJA REGISTRADO NO CADASTRO ÚNICO;
- FAMÍLIAS QUE NÃO ESTAVAM NA FOLHA DE PAGAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM
MARÇO/2021.
25. É POSSÍVEL RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA E O DE AMBULANTES JUNTOS?
CASO A PESSOA ATENDA AOS CRITÉRIOS LISTADOS ANTERIORMENTE, NÃO HÁ IMPEDIMENTO PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO CARIOCA.
26. O (A) RESPONSÁVEL FAMILIAR FALECEU OU NÃO É MAIS AQUELE QUE CONSTA NO CADASTRO ÚNICO,
PORÉM NÃO FOI FEITA ESSA ALTERAÇÃO NO SISTEMA. OUTRA PESSOA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO
CARIOCA?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE NO CPF DO RESPONSÁVEL FAMILIAR QUE ESTÁ NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
27. A PESSOA FEZ UM CADASTRO NOVO APÓS O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021, MAS ESTÁ NO PERFIL PARA RECEBER O
AUXÍLIO CARIOCA. TEM COMO RECEBER?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE PARA FAMÍLIAS QUE ATENDAM AOS REQUISITOS JÁ LISTADOS.
28. A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA FAMÍLIA NÃO É MAIS AQUELA INFORMADA NO CADASTRO ÚNICO, MAS
NÃO FOI FEITA ESSA ALTERAÇÃO NO SISTEMA ANTES DO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021. É POSSÍVEL FAZER A
ATUALIZAÇÃO AGORA? TEM, AINDA, COMO RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PODE SER FEITA A QUALQUER MOMENTO, PORÉM, PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO CARIOCA SÓ FORAM CONSIDERADAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
29. O RESPONSÁVEL FAMILIAR ESTÁ COM AGENDAMENTO MARCADO PARA ATUALIZAR SEU CADASTRO,
MAS EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021, SEU CADASTRO ESTAVA DESATUALIZADO (POR MAIS DE 24 MESES), E/OU O
RESPONSÁVEL FAMILIAR NÃO É MAIS AQUELE E/OU SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA MUDOU E HOJE
ELE SE ENQUADRA PARA RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA. TEM COMO RECEBER?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO CONSIDERANDO EXCLUSIVAMENTE AS INFORMAÇÕES QUE ESTAVAM NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
30. A PESSOA COMEÇOU A RECEBER O BOLSA FAMÍLIA EM MARÇO DE 2021. TEM DIREITO AO AUXÍLIO
CARIOCA?
NÃO. O AUXÍLIO CARIOCA SERÁ DISPONIBILIZADO CONSIDERANDO EXCLUSIVAMENTE AS
INFORMAÇÕES QUE ESTAVAM NO SISTEMA CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2021.
E SE A FAMÍLIA NÃO ERA BENEFICIÁRIA DO PBF EM MARÇO DE 2021.
31. EM MARÇO DE 2021, O BENEFÍCIO PBF DA PESSOA ESTAVA BLOQUEADO. ELE PODERÁ RECEBER O
AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. MESMO COM O BENEFÍCIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO, A FAMÍLIA CONTINUA FAZENDO PARTE DO PROGRAMA. NESTE CASO, A PESSOA DEVE PROCURAR O CRAS/CREAS DE REFERÊNCIA PARA AVALIAR A SITUAÇÃO DO SEU BENEFÍCIO.
32. AS FAMÍLIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA QUE ESTAVAM COM SEU BENEFÍCIO EM MARÇO DE 2021
LIBERADO, BLOQUEADO OU SUSPENSO, RECEBERÃO O AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. AS FAMÍLIAS EM QUALQUER UMA DAS SITUAÇÕES DESCRITAS SÃO FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, E, PORTANTO, NÃO PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA.
33. AS FAMÍLIAS QUE JÁ FORAM BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, MAS ESTAVAM COM O
BENEFÍCIO CANCELADO EM MARÇO DE 2021 PODEM RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
SIM. DESDE QUE ATENDAM OS REQUISITOS JÁ LISTADOS.
34. A FAMÍLIA JÁ FOI CADASTRADA NO CADASTRO ÚNICO, MAS ENCONTRAVA-SE COM CADASTRO
EXCLUÍDO EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021. ELA PODERÁ RECEBER O AUXÍLIO CARIOCA?
NÃO. É NECESSÁRIO QUE EM 12 DE FEVEREIRO DE 2021 A FAMÍLIA ESTEJA COM O STATUS DE CADASTRADA NO CADASTRO ÚNICO, ALÉM DE TER QUE ATENDER AOS REQUISITOS JÁ CITADOS.
PERGUNTAS FREQUENTES - CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA
1. QUAL VAI SER A AÇÃO DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA DENTRO DO AUXÍLIO CARIOCA?
DENTRO DO AUXÍLIO CARIOCA HAVERÁ O PAGAMENTO DOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2021.
2. SERÁ PAGO UM BENEFÍCIO ADICIONAL DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. A MÉDIA DE R$ 240,00 REFERE-SE AOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2021.
3) TODAS AS FAMÍLIAS RECEBERÃO O VALOR DE R$240,00 PELO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. O VALOR DE R$ 240,00 REFERE-SE A UMA MÉDIA DE VALOR DE TODAS AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS EM TRÊS MESES DE BENEFÍCIO.
4. NOVAS FAMÍLIAS FORAM INCLUÍDAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS SÃO AS MESMAS QUE JÁ ESTAVAM NO PROGRAMA.
5. COMO PODEMOS SABER SE A FAMÍLIA QUE É BENEFICIÁRIA VAI RECEBER OS TRÊS MESES?
A CONSULTA É A MESMA DE TODOS OS MESES PARA OS PROFISSIONAIS DE CRAS, CREAS E CENTRAL 1746 QUE POSSUEM ACESSO AO SISTEMA PELO ENDEREÇO http://jeap.rio.rj.gov.br/jecfc
6. UMA FAMÍLIA QUE ERA BENEFICIÁRIA DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, MAS ESTÁ COM O
BENEFÍCIO CANCELADO, BLOQUEADO OU SUSPENSO EM UM OU TODOS ESSES MESES, ELA
RECEBERÁ O RETROATIVO?
TODAS AS SANÇOES APLICADAS NESTES TRÊS MESES TÊM SUA ORIGEM NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. DESTA FORMA, NÃO HAVERÁ PAGAMENTO RETROATIVO.
7. UMA FAMÍLIA QUE ERA BENEFICIÁRIA DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, MAS FEZ UMA ATUALIZAÇÃO
CADASTRAL NO CADASTRO ÚNICO, SAINDO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
ESSA FAMÍLIA VAI RECEBER OS TRÊS MESES DE CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
PARA SER BENEFICIÁRIO DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA A FAMÍLIA PRECISA RESIDIR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. DE QUALQUER MODO É NECESSÁRIO SEMPRE CONSULTAR O SISTEMA DE PAGAMENTOS DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA.
DENTRO DO AUXÍLIO CARIOCA HAVERÁ O PAGAMENTO DOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2021.
2. SERÁ PAGO UM BENEFÍCIO ADICIONAL DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. A MÉDIA DE R$ 240,00 REFERE-SE AOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2021.
3) TODAS AS FAMÍLIAS RECEBERÃO O VALOR DE R$240,00 PELO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. O VALOR DE R$ 240,00 REFERE-SE A UMA MÉDIA DE VALOR DE TODAS AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS EM TRÊS MESES DE BENEFÍCIO.
4. NOVAS FAMÍLIAS FORAM INCLUÍDAS NO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
NÃO. AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS SÃO AS MESMAS QUE JÁ ESTAVAM NO PROGRAMA.
5. COMO PODEMOS SABER SE A FAMÍLIA QUE É BENEFICIÁRIA VAI RECEBER OS TRÊS MESES?
A CONSULTA É A MESMA DE TODOS OS MESES PARA OS PROFISSIONAIS DE CRAS, CREAS E CENTRAL 1746 QUE POSSUEM ACESSO AO SISTEMA PELO ENDEREÇO http://jeap.rio.rj.gov.br/jecfc
6. UMA FAMÍLIA QUE ERA BENEFICIÁRIA DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, MAS ESTÁ COM O
BENEFÍCIO CANCELADO, BLOQUEADO OU SUSPENSO EM UM OU TODOS ESSES MESES, ELA
RECEBERÁ O RETROATIVO?
TODAS AS SANÇOES APLICADAS NESTES TRÊS MESES TÊM SUA ORIGEM NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. DESTA FORMA, NÃO HAVERÁ PAGAMENTO RETROATIVO.
7. UMA FAMÍLIA QUE ERA BENEFICIÁRIA DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA, MAS FEZ UMA ATUALIZAÇÃO
CADASTRAL NO CADASTRO ÚNICO, SAINDO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
ESSA FAMÍLIA VAI RECEBER OS TRÊS MESES DE CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA?
PARA SER BENEFICIÁRIO DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA A FAMÍLIA PRECISA RESIDIR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. DE QUALQUER MODO É NECESSÁRIO SEMPRE CONSULTAR O SISTEMA DE PAGAMENTOS DO CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. DÚVIDAS? ACESSE www.1746.rio OU LIGUE 1746.